Como fazer uma luminária com garrafa de vidro
- ChoppColina
- 7 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Texto adaptado de ChoppColina
Você é desses que termina uma bebida e já coloca a garrafa para reciclar? Prepare-se para iniciar um novo hábito: reaproveitamento de garrafas!
Garrafas de vidro, como de cervejas e vodkas, são recipientes consideravelmente resistentes e muito versáteis na decoração. Um dos objetos mais legais em que as garrafas se “transformam” são as luminárias!
Trouxemos para você o passo a passo de como fazer sua luminária de garrafa em casa. É tão simples e com resultado tão bacana que a partir de hoje as suas garrafas nunca mais irão para lixo – e vão se tornar objetos de decoração para você e para todos os amigos!

Anote o que você vai precisar e mãos à obra:
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
- Uma garrafa de vidro (pode ser de cerveja, vodka, tequila, uísque…); - Um kit de iluminação próprio para abajures – você encontra em qualquer loja de produtos para o lar; - Uma lâmpada; - Uma furadeira; - Broca para furar vidro; - Cúpula de abajur – pode reaproveitar ou comprar uma nova em lojas de decoração e produtos do lar.
PASSO A PASSO
1. Certifique-se de que a garrafa que será usada está 100% limpa, seca e sem resíduos de álcool. Caso prefira, mantenha o rótulo, se não quiser, retire-o antes de iniciar a montagem da luminária. 2. Faça um furo com ajuda da furadeira e da broca específica na parte de trás da garrafa, caso seja quadrada e/ou esteja com rótulo. O furo deve ser feito próximo ao fundo da garrafa, para ficar discreto, e terá a largura da broca, como a grossura de um lápis. 3. Se a garrafa for redonda, tome muito cuidado ao furá-la, já que pode rolar durante o processo. 4. Depois de fazer o furo, limpe a sujeira e passe o fio do seu kit de iluminação. Obviamente, o botão de ligar deve ficar no furo e o soquete da lâmpada no gargalo. 5. Depois de prezo, rosqueie a lâmpada, teste-a e desligue. 6. Encaixe a cúpula corretamente e está pronto! Caso prefira, também pode utilizar sem a cúpula – a iluminação será muito mais intensa.
Agora é só aproveitar sua obra de arte!
Texto adaptado por Bruna Costa.
Comments